Um bom atendimento faz a diferença

Um bom atendimento faz a diferença

O que um cliente espera de uma empresa?

Um serviço bem prestado, um produto de qualidade e um preço bom são grandes vantagens que uma empresa pode dispor.

Mas será que isso basta?

Para 60% dos consumidores alvos de uma pesquisa da American Express um mau atendimento prestado pela empresa é motivo bastante para não fechar negócio.

Então mesmo que sua empresa possua todas aquelas características que mencionamos acima, se o atendimento ao cliente não cativar, as chances de perder a venda ou o serviço são muito grandes.

Pensando nisso, como você tem lidado com os seus clientes? Sua equipe já recebeu um treinamento adequado? Você ouve o cliente e procura entender as suas necessidades?

Não importa se sua empresa atende em loja física, pela internet ou por telefone. Em algum momento você vai se comunicar com o cliente e pra que dessa comunicação saia um relacionamento entre sua empresa e seu cliente, deixamos algumas dicas pra você.

1. Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido

Entender a necessidade do cliente e saber responder com empatia à ela é fundamental para a boa relação cliente/empresa. Para isso sua empresa precisa conhecer os produtos que são vendidos ou serviços prestados, dessa forma é possível informar adequadamente e sanar as dúvidas do seu cliente.

É fundamental, também, saber como estão os processos do cliente na empresa. O pedido do cliente já chegou? Já foi despachado? Vai atrasar?

Procure estar por dentro de todos os detalhes possíveis para informar e acalmar o cliente sobre os trâmites dos seus pedidos.

2. Utilize uma comunicação clara

Falar com os clientes de forma clara é uma das chaves para o bom atendimento.

Procure não utilizar expressões técnicas sem explicá-las, a menos que o cliente possua o mesmo nível de conhecimento que você.

Evite utilizar de subterfúgios linguísticos ou mesmo técnicos para esconder a realidade do cliente, afinal você quer criar uma relação de confiança com ele.

Capriche na gramática. Erros de português podem afastar alguns cliente e criar uma imagem negativa do seu negócio.

Hoje, com as redes sociais, sites e whatsapp a comunicação escrita ganhou maior espaço no atendimento ao público, por isso dê atenção a isso como parte para um atendimento eficiente.

3. Capacite sua equipe

Se você possui uma equipe de atendimento, vendas, pós-vendas e etc, não deixe que cada um atenda ao público como achar melhor.

Além de capacitar a equipe sobre os produtos/serviços da empresa, investir na qualificação do atendimento garantirá um grande diferencial ao seu negócio.

4. Ofereça o máximo de informações sobre a sua empresa no seu site

Se sua empresa já tem um site, verifique se as informações da empresa e dos produtos/serviços são claras, precisas e suficientes para esclarecer a maior parte das dúvidas e ainda gerar confiança ao cliente.

Você compraria com a sua empresa com base apenas na credibilidade que o seu site traz?

Se a resposta for não ou se você ficou com dúvidas, talvez seja a hora de consultar um especialista na área e ver como o seu site pode ser melhorado.

E então, que tal trabalhar essas dicas e garantir um atendimento nota 10?

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