Se você possui um site, o seu público alvo precisa encontra-lo na internet.
Mas como fazer isso?
No desenvolvimento dos nossos sites, trabalhamos as ferramentas para facilitar que os motores de busca como Google, Bing e outros encontrem seu site quando as pessoas buscarem pelo assunto a que ele se refere.
É o chamado SEO. No desenvolvimento de um site, essa etapa é fundamental. Não adianta o seu site possuir inúmeras funções e facilidades para o usuário se as ferramentas de SEO não foram trabalhadas adequadamente. Dessa forma o seu site está lá, mas o público alvo não o encontra.
É como construir um segundo andar na casa com suíte, sala de jogos e lareira e não botar uma escada para acessar.
Mas além do site ter um SEO otimizado a atualização dele também ajuda a ranquear melhor e tornar aquele espaço ainda mais atrativo e relevante na web. Para fazer isso, você pode ter um blog no seu site e postar dicas que sejam importantes para o seu público e que estejam relacionadas com a sua expertise de mercado.
Para te ajudar a melhorar o posicionamento do seu site, separamos algumas dicas valiosas:
1. Produza conteúdo relevante
Como falamos logo acima, um blog pode ser uma boa estratégia de posicionamento da sua marca e do seu site na web. Separe dúvidas frequentes que surgem no seu ramo de atuação e monte pequenos artigos, esclarecendo as questões e dando dicas de como fazer;
2. Mantenha seu site sempre atualizado
Visitar um site e encontrar sempre as mesmas fotos e postagens desestimula o usuário a fazer novas visitas. Então, crie novos banners para o seu slide principal, atualize seu portfólio, faça postagens no seu blog… Movimente seu site e torne ele ainda mais atrativo ao seu público;
3. Tenha um perfil no Google Meu Negócio
Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google e é importantíssima para que o seu negócio seja encontrado, tanto física quanto virtualmente. Por lá, você vai vincular o endereço do seu site, telefone e outros dados. Com certeza essa etapa vai ajudar bastante o seu negócio a ser encontrado;
4. Tenha um site com layout responsivo
Já falamos sobre a importância de ter um site responsivo aqui. Site responsivo é aquele que possui layout adaptado para telas menores, com tablets e smartphones. Se o seu site não abrir corretamente em todos os tamanhos de tela, o Google pode aplicar uma penalidade: rebaixar o seu posicionamento e mandar por água abaixo todo o seu esforço anterior;
5. Palavras-chave nos seus conteúdos
Na hora de criar conteúdos não se esqueça de utilizar as palavras-chave relacionadas com o tema e com o seu site. Claro que você não vai criar um texto só com palavras-chave (se fizer isso, os motores de busca também podem te punir), mas distribuí-las ao longo do texto de forma que esclareça o seu usuário e lhe dê uma boa experiência no seu site vai te ajudar bastante.
E aí, que tal começar a aplicar essas dicas pra ver o seu site bombando? 😉