O que um cliente espera de uma empresa?
Um serviço bem prestado, um produto de qualidade e um preço bom são grandes vantagens que uma empresa pode dispor.
Mas será que isso basta?
Para 60% dos consumidores, alvos de uma pesquisa da American Express, um mau atendimento prestado pela empresa é motivo bastante para não fechar negócio. Então mesmo que sua empresa possua todas aquelas características que mencionamos acima, se o atendimento ao cliente não cativar, as chances de perder a venda ou o serviço são muito grandes.
Pensando nisso, como você tem lidado com os seus clientes? Sua equipe já recebeu um treinamento adequado? Você ouve o cliente e procura entender as suas necessidades?
Não importa se sua empresa atende em loja física, pela internet ou por telefone. Em algum momento você vai se comunicar com o cliente e pra que dessa comunicação saia um relacionamento entre sua empresa e seu cliente, deixamos algumas dicas pra você.
1. Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido
Entender a necessidade do cliente e saber responder com empatia à ela é fundamental para a boa relação cliente/empresa. Para isso sua empresa precisa conhecer os produtos que são vendidos ou serviços prestados, dessa forma é possível informar adequadamente e sanar as dúvidas do seu cliente.
É fundamental, também, saber como estão os processos do cliente na empresa. O pedido do cliente já chegou? Já foi despachado? Vai atrasar?
Procure estar por dentro de todos os detalhes possíveis para informar e acalmar o cliente sobre os trâmites dos seus pedidos.
2. Utilize uma comunicação clara
Falar com os clientes de forma clara é uma das chaves para o bom atendimento.
Procure não utilizar expressões técnicas sem explicá-las, a menos que o cliente possua o mesmo nível de conhecimento que você.
Evite utilizar de subterfúgios linguísticos ou mesmo técnicos para esconder a realidade do cliente, afinal você quer criar uma relação de confiança com ele.
Capriche na gramática. Erros de português podem afastar alguns cliente e criar uma imagem negativa do seu negócio.
Hoje, com as redes sociais, sites e whatsapp a comunicação escrita ganhou maior espaço no atendimento ao público, por isso dê atenção a esses recursos como parte de um atendimento eficiente.
3. Capacite sua equipe
Se você possui uma equipe de atendimento, vendas, pós-vendas e etc, não deixe que cada um atenda ao público como achar melhor.
Além de capacitar a equipe sobre os produtos/serviços da empresa, investir na qualificação do atendimento garantirá um grande diferencial ao seu negócio.
4. Ofereça o máximo de informações sobre a sua empresa no seu site
Se sua empresa já tem um site, verifique se as informações da empresa e dos produtos/serviços são claras, precisas e suficientes para esclarecer a maior parte das dúvidas e ainda conquistar a confiança do cliente.
Você compraria com a sua empresa com base apenas na credibilidade que o seu site traz?
Se a resposta for não ou se você ficou com dúvidas, talvez seja a hora de consultar um especialista na área e ver como o seu site pode ser melhorado.
E então, que tal trabalhar essas dicas e garantir um atendimento nota 10?